Plin Protocolo Lince de Investigação Neurolinguística
- Editora: BOQUINHAS
- Autor: JARDINI
- Produto disponível
-
R$300,00
Título | PLIN PROTOCOLO LINCE DE INVESTIGACAO NEUROLINGUISTICA |
Autor(a) | Renata Jardini / Lydia Savastano Ribeiro Ruiz |
Código de Barras | 7337 |
Edição / Ano | 1/2014 |
Dimensões | 34X24X2 |
AGORA COMPLETO, COM AS TABELAS DE AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA PARA CLASSIFICAÇÃO EM TENDÊNCIAS PARA ALTERAÇÕES.
O jogo Lince de Boquinhas (Jardini, 2006) foi adaptado, contendo 140 figuras balanceadas foneticamente, produzido e comercializado pela autora, contemplando 26 novas formas de se jogar, que avaliassem, além da função da percepção visual, outras como: consciência fonológica, memória imediata, memória visual e auditiva, funções visuoespaciais, cognição e leitura/escrita, dentre outras, investigadas pelo mesmo princípio lúdico.
A partir das evidências observadas em mais de 10 anos de aplicação clínica desse Jogo, a autora tabulou tendências de comportamentos apresentados por indivíduos sintomáticos de patologias que provocam prejuízos na aquisição da leitura e escrita: Dislexia (DX), Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI), em relação aos mesmos comportamentos em sujeitos assintomáticos. Essas evidências foram pareadas aos manuais de diagnóstico (CID-10 e DSM-5), e fontes científicas que apresentam classificações categoriais dos mesmos transtornos. A partir dessa análise, foram elaboradas 26 questões, com 5 itens cada, que refletissem as respostas mais usuais apresentadas em cada nova forma de se jogar, para se compor o Protocolo Lince (PLIN).
Os objetivos primários que esse Protocolo proporciona são conhecer as habilidades neurolinguísticas dos avaliados, que foram divididas em: fonológicas, visuoespaciais, memória imediata, cognição e leitura e escrita. Os objetivos secundários são verificar se existe e em que grau, possibilidades do examinado apresentar ou não os transtornos abordados, permitindo encaminhamentos mais fundamentados para avaliações diagnósticas e mediações mais seguras, contribuindo para a prática pedagógica e clínica.
COMPLETO, COM ESTUDO ESTATÍSTICO, TABELAS E PESOS PARA O ESTUDO QUALIQUANTITATIVO DE TENDÊNCIAS PARA ALTERAÇÕES.
ATENÇÃO: Esse Protocolo não tem a intenção de conferir diagnósticos e foi elaborado para se investigar o comportamento de crianças, permitindo o seu estudo e mediação. Avaliações e diagnósticos são exclusivos aos médicos e especialistas, necessitando baterias de testes validados estatisticamente e exames com essa finalidade.
OBJETIVOS
- Investigar as habilidades neurolinguísticas envolvidas no processo de aquisição da leitura e escrita;
- Fornecer dados quantitativos e qualitativos sobre o desempenho do avaliado;
- Contribuir de forma clara e prática para a mediação nas dificuldades apresentadas;
- Propiciar e favorecer a interação entre avaliador e avaliado, por meio de ludicidade e desafio, contribuindo para uma investigação espontânea e autêntica;
- Propiciar detalhes e consistência dos encaminhamentos às possíveis avaliações diagnósticas.
CONTÉM
- Protocolo com 26 maneiras de se jogar e sua análise;
- 2 planilhas de qualificação dos dados;
- Qualiquantificação das respostas;
- Espelhinho de bocas;
- DVD com 20 filmes tutoriais explicativos com a autora e uma criança.
* Consciência fonológica;
* Visuoespaciais
* Memória imediata
* Cognição
* Leitura e escrita
Uso pedagógico ou clínico