Título | HALTERE LABIAL |
Referência | PRO FONO |
Código de Barras | 586 |
Dimensões | 16X8X2 |
Data Lançamento: 1987
Registro no MS: 10368380007
Responsabilidade Técnica: Heliane Campanatti-Ostiz
CRFa nº 1678/SP
Contém:
3 halteres labiais (40g, 60g e 100g)
O Haltere Labial Pró-Fono foi idealizado pela fonoaudióloga Mestre Elisa B. C. Altmann. É produzido com poliestireno de alto impacto virgem atóxico e é apresentado com três pesos distintos: haltere nº1 (40g), haltere nº2 (60g) e haltere nº3 (100g). Seu principal objetivo é fortalecer a musculatura labial, aumentando seu tônus, através de exercícios isométrico. com este, a massa e o comprimento do músculo não se alteram; há somente um aumento da contração muscular.
Indicações: esse aparelho pode ser usado em qualquer patologia onde haja comprometimento dos lábios, em termos de postura, mobilidade e tônus, como exemplo, nas deformidades maxilomandibulares, nas moloclusões com problemas miofuncionais associados e nas síndromes que acometem a região orofacial. Os lábios são a parete mais móvel do corpo devido à grande quantidade de músculos faciasi que agem sobre eles. Assim, através do haltere labial, trabalharemos não só o orbicular oral, como também, os bucinadores, o mentalis, os triangulares, os platismas e outros.
Modo de Usar: o haltere labial de ve ser colocado entre os lábios, com os dentes ocluídos adequadamente, mas sem força. Pede-se ao paciente que faça um pequeno bico, encosta-se o haltere centralizado nos dentes e depois solicita-se a oclusão labial. Outro exercício sugerimos é a elevação e o abaixamento do haltere, sem qualquer movimentação mandibular: primeiro o lábio superior deve ser forçado para baixo e, em seguida, o inferior para cima. Com crianças, aconselhamos que seja usado de maneira competitiva, estimulando-se assim, um maior tempo de permanência.
Precauções: o exercício deve ser iniciado sempre com o haltere nº1 de 40g. A mudança do haltere nº1 para os nºs 2 e 3 (60g e 100g), deve ser efetuada somente depois que o paciente conseguir ficar aproximadamente 20 minutos consecutivos com o anterior. O tempo de permanência deve ser aumentado gradativamente, de acordo com a reação de cada paciente. O uso inadequado pode levar a movimentos compensatórios, como eversão exagerada do lábio inferior ou protrusão mandibular.